Entenda por que o sabor doce é tão desejado e prazeroso. Saiba como saciar a vontade sem comprometer o plano alimentar com receitas exclusivas desenvolvidas pelos mais renomados profissionais da área.

Por que o sabor doce é viciante?

Há cinco sabores diferentes que o nosso paladar é capaz de reconhecer, sendo esses identificados por receptores específicos na língua e no palato. Mas o que diferencia o sabor doce dos demais quanto à compulsão alimentar?

Alguns estudos evidenciaram o comportamento cerebral em resposta ao consumo de alimentos de sabor doce e averiguaram que ele estimula uma região primitiva do cérebro, envolvida no processamento de emoções, motivação e atribuição de valores (positivos ou negativos). A verdade é que o doce remete uma variedade de memórias afetivas que acionamos ao ingeri-lo.

Além da questão emocional, os alimentos adocicados também provocam alterações em alguns padrões neuronais no que diz respeito à ativação de alguns neurotransmissores relacionados ao prazer e bem-estar, como a dopamina e a serotonina. Mais do que isso, os efeitos causados pela ingestão de açúcar em nosso organismo podem ser comparados com os do uso de cocaína. Isso porque após o consumo de uma certa quantidade de doce, o organismo libera opióides, substâncias naturais que dão imenso prazer e o cérebro ao reconhecer essa sensação de euforia, passa a necessitar de cada vez mais estímulo, gerando a compulsão e vício.

Como quebrar o ciclo vicioso?

É importante identificar quando o consumo por doces já não é esporádico e causa total dependência, influenciando no humor e até mesmo na saúde em geral. Os hábitos alimentares, geralmente são formados na primeira infância. Estudos sugerem que o paladar começa a se desenvolver durante a gestação, por isso a importância de alguns cuidados com a alimentação nessas fases.

As escolhas alimentares são muito importantes para adaptação do paladar e diminuição da compulsão por doces, o controle da carga glicêmica da alimentação e estratégias low carb podem ser ótimos aliados, por isso o ideal é buscar ajuda profissional de um médico e/ou nutricionista.

Bateu aquela vontade de um docinho, e agora?

Buscando oferecer opções mais saudáveis e interessantes aos clientes, vários profissionais da área se dedicam a desenvolver receitas com ingredientes alternativos e composições enriquecidas com suplementos alimentares.

Essas alternativas auxiliam no prazer em degustar alimentos da preferência individual, aumentando a aderência aos planos alimentares. Dessa forma, o consumo passa a integrar a dieta de maneira a gerar prazer e teor nutricional.

Sendo assim, elencamos alguns produtos super indicados para uso culinário em preparos de receitas doces e algumas receitinhas desenvolvidas profissionais renomados parceiros da Nature Real Nutrition.

Antes de iniciar nossa empreitada gastronômica saudável, confira os TOP 5 produtos Nature mais utilizados nas “receitas doces” dos nutris:

1) AÇAÍ RWD: Alimento à base de polpa de açaí pura, natural e processada a pó pela moderna tecnologia RWD, que mantém todas as propriedades nutricionais e sensoriais da fruta. Considerado um dos superalimentos com uma das maiores atividades antioxidantes segundo a classificação ORAC, é naturalmente rico em antocianinas e polifenóis. Pode ser aquecido, além do sabor incrível da fruta, proporciona mais teor nutricional e atividade antioxidante aos preparos.

2) XYLITOL: Adoçante natural, obtido a partir de vegetais. Possui baixo índice glicêmico e alto poder dulçor, com reduzido teor de calorias. Ótima opção para uso culinário e na substituição do açúcar no dia-a-dia. Sua proporção com relação ao dulçor comparado ao açúcar é de 1:1, ou seja, ao substituir o aúcar em alguma receita, a quantidade a ser utilizada é a mesma, porém com 40% a menos de calorias.

3) NATURAL FIBER 3: Suplemento que combina a ação de 3 fibras prebióticas patenteadas, atuando com sinergia em todas as porções intestinais e estimulando o equilíbrio da flora bacteriana. Seu processo de hidrólise diferenciado e o baixo teor de FODMPAS faz com que não haja efeitos colaterais indesejados, como distensão abdominal e flatulência. Também, não apresenta sabor residual e é estável em altas temperaturas, podendo ser adicionada ao preparo de receitas e à iogurtes, sucos e frutas.

4) CACAU E VANILA NATURE WHEY: Combinação de Whey protein Isolado e hidrolisado com flavorização natural e livre de edulcorantes artificiais. Com alto teor de proteínas por dose, enriquece as receitas, proporcionando mais sabor e teor nutricional.

5) SKYR WHEY: Alimento proteico à base de whey protein em combinação com iogurte em pó e chia, promovendo um produto de textura leve e cremosa como o iogurte Skyr. Ideal para receitas doces, enriquece e auxilia na textura e sabor dos preparos.

Para acessar receitas exclusivas, clique no link abaixo e baixe gratuitamente nosso e-book de receitas doces saudáveis.

Quero acessar o e-book!