O QUE É MSM?

O Metil Sulfonil Metano (MSM) é uma forma natural do enxofre orgânico, obtido através de um processo exclusivo de destilação em múltiplos estágios, que garante um produto com alto grau de pureza, resultando em uma fórmula mais estável e de alta qualidade. 

PARA QUE SERVE O MSM?

Sua composição contribui para a síntese de proteínas estruturais e aminoácidos, principalmente da condroitina e ácido hialurônico, desempenhando um importante papel na saúde articular. Além de contar com uma potencial ação antioxidante, através da precursão de glutationa, cisteína, metionina e taurina. Várias pesquisas indicam ainda, que o MSM pode desempenhar um papel importante no apoio à saúde do sistema imunológico, além de atuar em condições de estresse oxidativo, como artrite, doenças degenerativas e alergias.

COMO A SUPLEMENTAÇÃO DE MSM ATUA NA IMUNIDADE?

O complexo sistema imunológico precisa estar funcionando em equilíbrio para promover uma ação efetiva quando necessário. A primeira linha de defesa, responsável por manter o equilíbrio entre o organismo e o meio ambiente é a imunidade inata, que nos fornece proteção diária através de barreiras físicas, bioquímicas e celulares. Caso a imunidade inata não seja suficiente, o sistema imune adaptativo é ativado, através da resposta humoral ou celular.

Várias pesquisas científicas apontam o importante papel do MSM no apoio à saúde do sistema imunológico inato, relacionando sua ação com efeitos benéficos sobre quadro inflamatórios e condições de estresse oxidativo. Estudos sugerem ainda, benefícios em doenças degenerativas, artrite e alergias.

EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS:

Um estudo recente examinou o efeito da suplementação de OptiMSM associado ao exercício sobre marcadores inflamatórios, o sangue coletado em vários momentos, de cinco indivíduos após o exercício, fora analisado quanto a várias citocinas imunoestimuladas associadas à inflamação. O estudo foi realizado para determinar se OptiMSM poderia modular uma resposta imune saudável mesmo após exercícios de exaustão. Os resultados mostraram uma modulação eficiente das citocinas inflamatórias IL-1ß, IL-6 e TNF-α, sugerindo uma ação anti-inflamatória imediata pós exercício.2

Uma pesquisa in vitro, confirmou o efeito do MSM em outros marcadores inflamatórios, especificamente, na capacidade de inibir a liberação de óxido nítrico (NO) e PGE2, reduzindo a expressão de óxido nítrico induzível (iNOS) e a glicoloxigenase-2 (COX2) em macrófagos estimulados por LPS.4

Outras pesquisas sugerem que os compostos doadores de enxofre podem reforçar a ação do sistema imunológico, já que a resposta imune exige muito do metabolismo dos aminoácidos sulfurados. Dessa forma, os compostos doadores de enxofre contribuem para a eficácia do sistema de defesa antioxidante. Essa ação influencia indiretamente a função imune, modulando as ações do estresse oxidativo em ativação do fator de transcrição.3

MSM x STRESS OXIDATIVO

Um dos papéis mais importantes do MSM na melhoria do stress oxidativo é a “economia” de glutationa, principal antioxidante produzido pelas células, que atua na neutralização de radicais livres e EROs. Desempenha também, importante função na reparação do DNA, síntese de proteínas, prostaglandinas, ativação enzimática e na capacidade de manter as vitaminas C e E em suas formas ativas. E sabe-se ainda que o MSM aumenta a produção de linfócitos T, e as concentrações celulares de MSM foram associadas ao número de células T em indivíduos saudáveis.1,6,7

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

 

  1. Ahn H et al. Methylsulfonylmethane Inhibits NLRP3 Inflammasome Activation, Cytokine, 71: 223-231; 2015.

 

  1. Godwin et al. Journal of the International Society of Sports Nutrition, 12(Suppl 1): P48 http://www.jissn.com/content/12/S1/P48; 2015.

 

  1. Grimble, RF. The Effects of Sulfur Amino Acid Intake on Immune Function in Humans. J Nutr, 136: 1660S-1665S;2006.

 

  1. Kim Y et al.The anti-inflammatory effects of methylsulfonylmethane on lipopolysaccharide-induced inflammatory responses in murine macrophages. Biological & Pharmaceutical Bulletin 32: 651–656; 2009.

 

  1. Kim S et al. MSM ameliorates HIV-1 Tat-induced neuronal oxidative stress via rebalance of the glutathione cycle. Am J Transl Res. 7(2):328-338; 2015.

 

  1. Kinscherf R et al.Effect of glutathione depletion and oral N-acetylcysteine treatment on CD41 and CD81 cells. FASEB J. 8:448–51;1994.

 

  1. Kloesch B, Liszt M, Broell J, Steiner G. Dimethyl sulphoxide and Dimethyl sulphone are potent inhibitors of IL-6 and IL-8 expression in human chondrocyte cell line C-28/12. Life Sci, 89:473-478; 2011.