Entendemos que a rotina é pesada, o cansaço sempre chega ao fim do dia e muitas vezes a única vontade é: descansar! Mas, será que a ausência de atividade física compensa os malefícios de não se exercitar ou se exercitar pouco?

O que acontece é que a falta de atividade física expõe o corpo humano a um risco tão grande que pode ser comparado com doenças cardíacas, diabetes, osteoporose, colesterol alto e até obesidade.

Para você ter uma ideia, segundo dados da Organização Mundial da Saúde, cerca de 70% da população mundial é considerada sedentária. E você sabe no que isso pode impactar? No aumento dos índices de infarto, AVC, obesidade e redução de expectativa da vida humana, criando gerações cada vez mais frágeis.

Pensando no seu bem-estar, elencamos dez itens motivadores, incluindo os benefícios de praticar exercícios físicos. Depois dessas dicas você certamente se sentirá muito mais apto a mudar seus hábitos. Confira a seguir!

Você vai dormir melhor!

Essa é uma via de mão dupla. Se você dormir bem, sentirá prazer em praticar atividades físicas, e se você praticar exercícios, irá dormir melhor.

Isso acontece porque seu metabolismo irá melhorar o seu funcionamento, e além disso, você irá depositar e recarregar suas energias simultaneamente. Você se sentirá mais disposto para realizar suas atividades, afinal, o sono aliado a atividades físicas contribui para o relaxamento e equilíbrio do corpo.

Melhorar o stress

A atividade física favorece a saúde mental através da liberação de endorfina, um hormônio considerado um “analgésico natural”, que alivia dores e equilibra as emoções. Para potencializar ainda mais o seu efeito relaxante, o ideal é buscar por atividades que você goste muito, pois potencializa a liberação do hormônio.

Então, se você teve um dia difícil e pensa somente em descansar ao chegar em casa a dica é: faça justamente o oposto. Praticar uma atividade que você gosta vai lhe proporcionar a dose de endorfina que você precisa para se sentir melhor. Na volta você irá agradecer!

Mais disciplina!

Se é mais disciplina que você procura, uma atividade física pode ser uma das respostas. Um corpo ativo reflete diretamente no trabalho, estudos e atividades que requerem concentração.

Isso acontece porque ao praticar exercícios, o corpo libera diversas substâncias benéficas para o seu funcionamento: hormônios responsáveis pela confiança, concentração e equilíbrio mental, favorecendo a disciplina. Não é incrível? O remédio que você precisa, o seu corpo pode lhe proporcionar e o custo disso é muito baixo: alguns instantes do seu tempo dedicado a atividade física!

Mais disposição para família e amigos

Já sabemos que a atividade física promove o bem-estar e o equilíbrio. Quer mais consequências disso? A paciência e disposição! Às vezes nos sentimos indispostos para dar atenção e dedicar um momento a quem amamos e até nesta questão praticar exercícios físicos também pode impactar positivamente!

A verdade é que você sentirá um marcante aumento de confiança, autoestima e satisfação pessoal. E sabe aquela clássica premissa de que: antes de amar alguém é necessário se amar primeiro? Cuidando do seu corpo você estará contribuindo diretamente para fazê-lo!

Você vai perder peso

É claro que não poderia deixar esse item de fora. A resposta é sim: a atividade física contribui diretamente para a redução de medidas e parcialmente para a redução de peso. Praticar exercícios promove a queima de gordura e calorias, além de motivar a busca por alimentos mais nutritivos.

É necessário lembrar que sem adotar outros hábitos como a reeducação alimentar fica muito mais difícil chegar aos objetivos. Por isso, exercite-se, mas não deixe de buscar acompanhamento de um nutricionista e um educador físico.

Vai ganhar mais resistência

O aumento da resistência física também será muito nítida ao praticar exercícios físicos. Isso acontece porque ao praticá-los, existem alguns ganhos para o corpo. São eles:

  • Reforço do tecido muscular ocasionado pela quebra (no ato da atividade) e reconstrução (no repouso) da fibra muscular;

  • Fortalecimento do músculo cardiovascular;

  • Aumento de resistência pulmonar, contribuindo para uma melhor distribuição e aproveitamento do oxigênio no organismo;

  • Fortalecimento dos ossos, pois colocado sob atividade o estimula a sua formação óssea, aumentando sua densidade e consequentemente, força.

Melhorar a imunidade

A prática de exercícios físicos também fortalece o funcionamento do sistema imunológico, que é o responsável pelas defesas naturais do organismo.

Isso acontece porque a prática de atividade física contribui para o aumento da produção de glóbulos brancos, que são responsáveis pela proteção contra determinadas células que causam infecções, reduzindo os riscos de contraí-las e aumentando as respostas naturais de defesa.

Você vai poder comer alguns alimentos que tem vontade!

Praticando atividade física regular fica mais fácil e menos culposo comer aqueles alimentos que você gosta e que em geral, fazem você ganhar peso. Isso acontece porque há a possibilidade de queimar seu conteúdo energético nos exercícios.

Mas, é necessário lembrar que o exagero pode ser o vilão nesse item. O ideal é equilibrar a alimentação, moldando uma dieta flexível e não restritiva. Até porque, dietas restritivas geram compulsão alimentar, o que seria uma grande inimiga de sua perda de peso.

Vai ter maior produtividade no trabalho e nos estudos

Exercitando o corpo, você exercita a mente. Certo? O fato é que ao praticar atividade física você acaba exercitando sua memória e raciocínio lógico e isso faz com que sua concentração fique melhor.

Dessa maneira, fica mais fácil absorver e emitir informações, trazendo mais agilidade e precisão também no trabalho. Incrível, não é mesmo?

Sua autoestima vai melhorar

Você já deve ter entendido que atividades físicas regulares combatem a ansiedade, depressão e insônia. Como tudo no corpo humano se conecta, a autoestima também é impactada com essas melhorias.

O que acontece é que a autoimagem (isso não diz respeito somente a aspectos visuais) também é afetada de maneira positiva. Pode-se dizer que é um efeito dominó, em que, juntamente com as melhorias na saúde física, a mental também é fortalecida, ou seja, mais amor próprio!

Esperamos ter motivado você de verdade! No próximo conteúdo vamos falar sobre ganho de massa muscular magra: como isso vai ajudar você a chegar no corpo que deseja. Muita informação bacana e útil vem por aí, aguarde!