Quando você ouve falar em suplementos nutricionais você logo pensa: “coisa de musculosos de academia ou de quem pratica um esporte pesado”, não é mesmo? Nada disso! Os suplementos podem ser aliados poderosos da sua saúde e boa forma.

A verdade é que o organismo humano nem sempre produz todos os nutrientes que necessita, por isso, além de uma alimentação balanceada, muitas vezes a suplementação também é primordial para garantir o equilíbrio e o corpo dos sonhos.

Pensando nisso, elencamos os principais benefícios e indicações para o consumo de suplementos alimentares. Continue essa leitura e confira a importância deles nas mais variadas dietas!

O que são suplementos nutricionais

Os suplementos alimentares são basicamente uma fonte concentrada de determinados nutrientes que o corpo humano necessita. As substâncias encontradas neles variam entre vitaminas, fibras, minerais, aminoácidos, proteínas, ácidos graxos, probióticos, fitoesteróis, carotenóides, entre outros.

Com a variedade encontrada no mercado atual, é possível encontrar suplementos de forma sólida, semi-sólida e também líquida. Entre eles estão as cápsulas, tabletes, pastilhas, mastigáveis, granulados, aerosol, drágeas, líquidos e suspensões.

Função dos suplementos

Dependendo da composição do suplemento, pode-se apresentar um efeito diferente. Isso impacta diretamente no funcionamento metabólico e fisiológico do organismo, por isso, a recomendação é que eles sejam utilizados em caso da ingestão insuficiente ou da incapacidade de produzir determinados nutrientes.

Existem situações em que o alimento não consegue suprir a demanda do organismo em determinados nutrientes e isso acaba impactando no desempenho físico e mental individual. É para suprir esse déficit que os suplementos se fazem necessários.

É necessário lembrar que, como o nome já sugere, os suplementos não substituem os nutrientes presentes nos alimentos, e sim os complementam. Por isso, a alimentação saudável e equilibrada se mantém fundamental para a saúde.

Quando utilizar suplementos

Existem suplementos ideais para diferentes ciclos da vida. Por exemplo: a gestação requer alguns nutrientes que o corpo não produz, como o ácido fólico, Ômega 3 e vitamina B6, então requer certo cuidado com a suplementação. Já a menopausa (mulher) e a andropausa (homem) podem exigir suplementações que contenham vitamina E, cálcio e ácido fólico, pois o organismo passa a sofrer para absorvê-los.

Além disso, os suplementos alimentares podem suprir demandas do organismo de pessoas ativas e nem tão ativas. Todo organismo necessita de micro ou macronutrientes, que nem sempre são adquiridos somente com uma alimentação equilibrada. O que vai diferenciar a necessidade de um indivíduo e outro é primeiramente o metabolismo individual e em segundo lugar, o fluxo das atividades de cada um.

Nesse sentido, existem suplementos ideais para diversos objetivos, como: perder gordura, ganhar massa magra, favorecer a hipertrofia, dieta vegana, entre outros. Um clássico exemplo é o Whey Protein, que muitas vezes é associado a um fluxo intenso de atividades físicas, o que nem sempre é o que realmente acontece. Falaremos mais sobre esse exemplo a seguir.

Exemplos de suplementos

A verdade é que o Whey Protein quando utilizado da maneira correta pode favorecer um corpo saudável e forte. Você pode consumi-lo acompanhado de diversos fluxos de atividade física, basta adequá-lo às suas necessidades e à sua dieta.

Isso acontece porque o Whey Protein reúne proteínas de alto valor biológico, isto é, contém aminoácidos, que são as moléculas que constituem as proteínas que o nosso organismo é incapaz de produzir. Por exemplo: enquanto no leite são encontrados 20% de proteínas, no Whey pode variar entre 35 e 90% na composição.

Há também o exemplo do BCAA, que é comumente utilizado antes e após o treino de diversas modalidades ou de esforço repetitivo. Este suplemento serve para acelerar a reconstrução da fibra muscular através dos aminoácidos fornecidos por ele, favorecendo e acelerando o ganho de massa magra.

Importância de suplementar

Conforme mencionado, todos os organismos possuem necessidades nutricionais e isso pode variar de indivíduo para indivíduo e, é em meio a isso, que a suplementação desempenha um papel único.

Além de manter a forma, uma suplementação feita de maneira correta favorece o bom funcionamento dos sistemas vitais, podendo agir na melhoria da imunidade natural, além de deixar o corpo mais forte e preparado.

É necessário lembrar que o acompanhamento de um médico e/ou nutricionista é de fundamental importância, afinal, é através dos exames de rotina e avaliação física realizado por esses profissionais que as carências nutricionais e a dieta ideal serão definidas.

Que tal conhecer as opções disponíveis no mercado? Conheça agora mesmo suplementos que atendem o seu objetivo clicando aqui!