Aumentar o ganho de massa muscular pode parecer uma tarefa muito complexa, mas vamos lhe mostrar que, com dedicação e persistência você pode se sair melhor do que imagina. Continue essa leitura e entenda como isso funciona!

Os benefícios de ganhar massa magra muscular

É lógico que o fortalecimento dos músculos é o primeiro benefício aparente no ganho de massa muscular. O que acontece é que, outras áreas do corpo também são impactadas positivamente com essa transformação. Fizemos um checklist com as principais:

  • Melhorias na saúde da coluna vertebral: o fortalecimento muscular serve como uma proteção para os ossos e a coluna, que é a principal estrutura que sustenta o corpo humano.

  • Aliado na perda de gordura: quando há uma alimentação equilibrada, o ganho de massa muscular favorece a queima de gorduras que o organismo não necessita. Assim, o espaço que a gordura ocupa é substituído pelo músculo.

  • Melhoria no desempenho físico: isso quer dizer que o organismo se torna mais resistente a possíveis patologias e o corpo aos esforços que exigem força e resistência.

  • Envelhecimento saudável: o fortalecimento dos músculos colabora para um envelhecimento saudável, evitando doenças desenvolvidas em uma fase mais avançada da vida, além da resistência adquirida com exercícios físicos.

Exercícios que favorecem o ganho de massa muscular

Exercícios como a musculação e pilates, costumam ser muito eficazes para o ganho de massa muscular, mas a ginástica localizada também pode ser uma boa opção para encontrar bons resultados.

Além disso, é necessário manter em mente que o exercício que você for fazer deve ser um hábito, ou seja, repetido com certa frequência. Caso contrário, você não vai ter grandes resultados.

Não podemos deixar de lembrar que quanto mais você conhecer o seu corpo, mais assertivo será o resultado! Apesar de existirem atividades voltadas a esse objetivo, o acompanhamento de um profissional educador físico é indispensável, até porque, cada corpo responde de maneira diferente a um mesmo estímulo.

Converse com um personal ou um professor de alguma modalidade esportiva de sua confiança, faça sua avaliação física e tenha muito cuidado, afinal, é da saúde do seu corpo que estamos falando.

Equilibre sua alimentação

Não existem regras para uma alimentação equilibrada. A verdade é que, se a sua avaliação física e exames da composição segmentada de massa corporal estiverem em dia, é possível conhecer muito melhor o seu corpo e definir quais são os nutrientes que ele necessita em maior ou menor quantidade.

Por isso, não existem indicações restritas ou proibições na alimentação. Tudo é flexível e adaptável, de acordo com seus objetivos e necessidades.

Dica extra: suplemento alimentar para ganhar massa magra

Os suplementos alimentares são indicados para repor certas proteínas ou vitaminas que o organismo necessita. Se o objetivo ao consumir um suplemento é ganhar massa magra, normalmente são utilizados aqueles que favorecem a reconstrução da fibra muscular.

É necessário saber que eles são muito eficientes para fortalecer a musculatura, mas que para consumir o que se adequa ao seu corpo, é necessário o acompanhamento de um profissional da nutrição, afinal, é ele quem vai saber como equilibrar a sua dieta.

Esperamos que essas dicas tenham sido muito úteis para você. No próximo conteúdo vamos revelar os segredos para emagrecer de forma saudável de verdade. Até logo!