A busca pelo corpo perfeito é algo muito comum entre as pessoas nos dias de hoje. Mas, você já se perguntou o que importa, de verdade?

É claro que se sentir satisfeito com o próprio visual, acima de qualquer padrão estético é muito importante para a autoestima e bem-estar. Mas, é necessário ir além do campo da aparência para obter uma compreensão realista do que é o tão desejado “corpo perfeito”.

Não há nada mais prazeroso do que sentir que sua refeição foi realmente nutritiva, que a série de exercícios foi bem executada e que tudo no seu corpo funciona perfeitamente bem.

E você, o que acha sobre isso? Vamos falar mais sobre o assunto? Continue a leitura, apostamos que será muito produtivo!

O que você vê que o deixa insatisfeito com o seu corpo?

A maioria das pessoas começa respondendo essa pergunta com “gorduras abdominais”. Em seguida também surgem insatisfações com pequenos detalhes, como celulites, estrias e desempenho físico. Se identificou?

A verdade é que existem sim, algumas alternativas para favorecer essas regiões e melhorar alguns desses detalhes, mas é necessário lembrar que existe um limite. Esse limite é algo muito subjetivo e particular, afinal, cada organismo tem o seu.

Por isso, a única pessoa na qual é adequado se comparar, é consigo mesmo. O pensamento que deve envolver sua rotina é o de ser melhor do que a si mesmo, evitando frustrações e encontrando o melhor estado do seu próprio corpo.

O que é um corpo perfeito para você?

E então, após a reflexão, algo mudou para você? Você provavelmente ainda idealiza um corpo específico, de alguém que você admira ou até uma musa ou muso “fitness” de TV ou capa de revista.

O que acontece é que, sim, existe um certo cuidado para atingir esses resultados, mas também há uma ilusão de que qualquer corpo está apto para se encaixar nos padrões tão difundidos.

Você deve estar se perguntando como fazer com que seu pensamento favoreça a sua busca e sobre isso temos uma boa notícia: vamos lhe explicar!

O que deve ser considerado um corpo perfeito?

Um corpo perfeito deve ser um corpo saudável, resumindo. Para isso, garantir que todos os seus exames de rotina estejam em dia é primordial. Mas, além disso, como atingir esse resultado? Fizemos um checklist de alguns hábitos que podem lhe auxiliar nessa busca:

  • Alimentação saudável e nutritiva: sem dispensar, se sentir necessidade, o auxílio de um nutricionista especializado;

  • Atividades físicas regulares: não escolha com base na atividade de outra pessoa, escolha uma que realmente lhe motiva, as opções são diversas. Lembre-se de torná-la um hábito;

  • Repouso no tempo necessário: noites mal dormidas geram estresse, compulsão alimentar e muito desconforto;

  • Cuidado com a saúde mental: ignorar esse item pode fazer com que seu corpo sofra, afinal, a parte fisiológica e mental são ligadas diretamente;

  • Encontre hobbies que lhe motivem a melhorar: alguma arte marcial, dança, teatro, etc. Tudo em prol do bem-estar;

  • Adote atividades para passar o tempo que lhe façam bem: podendo ser leitura, ouvir músicas, assistir filmes, assistir a um teatro etc. Resumindo: encontrar opções saudáveis de entretenimento que lhe agradem;

  • Beba a quantidade de água que seu corpo necessita: a baixa ingestão de água pode impactar na sua saúde cardiovascular, intestinal e na limpeza geral do organismo.

Como não criar expectativas inalcançáveis? Como avaliar isso?

A receita para a frustração é uma expectativa muito alta. A dica de ouro é trabalhar com pequenas metas, afinal, de degrau em degrau é possível chegar ao topo.

Crie pequenas metas que você consiga alcançar em um prazo não tão longo. Quando você atingi-las significa que já está pronto para um novo desafio. Por exemplo: no próximo mês a meta é reduzir o nível de triglicerídeos ou então, diminuir 2 cm de circunferência abdominal. Então, o seu desempenho deverá se focar nessa meta específica.

Mas afinal, como saber quais metas se encaixam na minha busca? Uma parcela disso está sim ligada ao seu desejo pessoal, mas para fazer com que isso esteja adequado à realidade de seu corpo e suas necessidades, é importante procurar um acompanhamento profissional.

Quem devo procurar? Um educador físico atuante na área que você deseja praticar, um nutricionista e um médico para acompanhar. Além de ter a segurança em realizar um processo assertivo, você consegue ver resultados palpáveis e ter uma direção de “para onde você está indo”.

Podemos concluir que ter um corpo saudável requer dedicação e hábitos solidificados. Um dos pontos indispensáveis é a atividade física e alimentação equilibrada constante, mas como manter a motivação? É isso que vamos lhe mostrar nos próximos conteúdos. Continue nos acompanhando e não perca!