Esse momento tão intenso em que estamos passando, vem nos trazer à tona a importância de alguns pequenos hábitos ao qual estávamos dispersos, que podem nos ajudar muito no dia a dia a manter a boa nutrição e ainda economizar. Muitas vezes vamos ao mercado e saímos comprando tudo, sem nenhum planejamento ou organização, fazendo com que ocorra muito desperdício e um déficit nutricional associado às más escolhas.

Sendo assim, a nutricionista Camila Dias, elencou alguns passos importantes para te ajudar a planejar suas refeições durante esse período de quarentena.

O primeiro passo é montar um “Planner Mensal” com o cardápio das principais refeições (almoço e jantar), isso facilita a organização da lista de compras. Lembre-se sempre de variar o cardápio inserindo todos os grupos alimentares, para uma orientação mais detalhada e individualizada é importante consultar um profissional da área de nutrição. Após a etapa de planejamento alimentar, é importante elaborar uma lista de compras que pode ser dividida em partes:

  • - Alimentos secos (mercearia, não perecíveis, conservas)
  • - Hortifrutigranjeiros (alimentos frescos, frutas, verduras, legumes)
  • - Açougue (carnes, frango, peixes, porco)
  • - Especiarias e temperos (orégano seco, manjericão seco, sal, canela em pó, etc.)
  • - Suplementos alimentares (vitaminas, proteínas, etc.

Ao ir ao mercado, com a lista você certamente ganhará tempo e evitará o esquecimento de ítens essenciais, lembrando-se sempre de manter as regras de higiene e segurança na hora das compras. Após as compras, é importante a higienização imediata dos insumos, a fim de garantir a segurança nutricional e evitar a contaminação. Alguns alimentos podem ser congelados e já pré-preparados para evitar desperdícios e facilitar o dia-a-dia.
Vamos aproveitar o momento para ressignificar a cozinha!

Cozinhar além de ser uma terapia, é um ato de amor e união, que pode reunir a família e resgatar aquelas receitas da vovó cheias de memória afetiva.

Gostou das dicas? Acesse gratuitamente o e-book que preparamos para vocês com essas e outras dicas mais detalhadas, para te auxiliar na organização das refeições e manter a saúde na quarentena.